segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Sobre Queima das Fitas...


Em ano de queima surge a curiosidade de saber donde/como esta surgiu...


"o aparecimento da Queima das Fitas começou em 1899 em Coimbra, fazendo assim com que seja única no país. Ela é a explosão delirante da Academia, consistindo para os Quartanistas Fitados e Veteranos, na solenização da última jornada universitária ou seja, o derradeiro trajecto de vivência coimbrã." (Informação daqui)


"tem lugar no fim do segundo semestre, mais concretamente no início do mês de Maio, começando na noite de quinta-feira para sexta-feira com a Serenata Monumental nas escadas da Sé Velha". (Informação daqui)

Isto de Coimbra. De onde é originária...


Segundo posso constatar, houve várias adaptações para as várias regiões do país, nas várias escolas...


"Foi também nesse ano [1943] que começou a ser usada a designação “Queima das Fitas”, que se generalizou em 1945. Até aos anos 70 a festa evoluiu, deixando de se realizar em 1971, devido às revoltas estudantis que se viviam por todo o país." (Informação daqui)

5 comentários:

Anônimo disse...

Eheh, 1 a 8 de Maio, este ano (salvo erro). Estou muito curiosa para ver o famoso "desfile" - quando vários carros org. por alunos finalistas desfilam Coimbra abaixo, oferecendo sandes e bebida(muita!). Diz que é A Loucura. Queria tb apanhar lugar na Serenata, mas isso deve ser mais difícil (é bem peq., o espaço). Se fores fazer visita, combinamos! ;D

Divagações...! disse...

Não é se for fazer visita! É quero muito ir xD
E claro, que combinamos...

*

agil disse...

Olha, sei que não está relacionado, faz o que quiseres com esta informação. Podes por num post (desde q com aspas e referência, claro (h)), podes fzr um teu, q tb viste o filme. Bora lá dar apoio ao "Prisma"! xD

"Daqui a algumas horas poderão assistir em http://a-sup.blogspot.com/ à curta “Prisma”, uma produção SetUp para o VIII Concurso de Vídeo do Barreiro 2009. Unidos pela vontade de fazer qualquer coisa criativa, TM, PR e PL montaram, em poucos dias, “um intrigante enredo no qual a interpretação será a melhor ferramenta do espectador”. O objectivo é deixar a leitura do “Prisma” em aberto, e promover a troca de impressões. Da minha parte, que já vi o filme, confesso que não lhe extraí grande lógica; fiquei com a sensação do what’s the point?. Mas a reacção da audiência foi bastante variada, sugiro que tirem as vossas conclusões e que deixem lá os vossos comentários.
Giro giro é reparar nos ângulos escolhidos, num momento ou noutro da banda sonora (bem rudimentar, como mandam os direitos de autor!), e descobrir com que recursos é que isto foi feito... (Não conto, que diz que é a alma do negócio. ;D ) Vejam."
(soldados-virgula.blogspot)

Anônimo disse...

o que vim descobrir meu rico padrinho...

Divagações...! disse...

Só não percebi como minha rica afilhada xD

:)

**

Pensamento do Dia